Palestrantes

Todas as palestras serão em português.

ANA CLAUDIA NEVES

42 anos, casada, mãe de três filhas e artesã. Essa é Ana Claudia, nascida e criada no RJ, no bairro do Jardim Botânico. Aos 23 anos, sofreu uma grande perda e teve um problema de saúde que a deixou em um estado muito grave; acontecimentos que a fizeram ter muita coragem para seguir adiante. Acabou morando em diversos lugares, mas terminou por ficar em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, onde seu pai mora. Em um momento, a necessidade a fez trabalhar no Lixão do Jardim Gramacho. Quer contar sobre essa experiência impactante porque acredita que sua história pode ser um estímulo para outras pessoas, um exemplo que qualquer dificuldade pode ser superada. Hoje em dia o carro chefe do seu trabalho são os chaveiros de feministas famosas e as bolsas. Agora ela luta para concretizar seus objetivos, que são: ter a casa própria, fornecer o que suas filhas precisam, fazer faculdade e ampliar o seu trabalho, que é feito com a alma e por isso merece ser reconhecido.

 

BELÍSIA NUNES

Formada em Magistério. É empreendedora do ramo de artesanato, produzindo acessórios femininos. É líder comunitária com participação na política local. Participa da Rede de Mulheres da Asplande e de feiras de economia solidária. É educadora popular e também possui curso de extensão na Universidade das Quebradas (UFRJ). Concluiu os cursos de Empreendedorismo e Mulheres em expressão na ESPM, além de diversos outros nesta área, pela Prefeitura do RJ.

 

CYNTIA MATOS

Educadora Social, voluntária nas instituições Asplande e Grupo Tia Angélica. Atua também na instituição Mulheres Solidárias, que trabalha com crianças portadoras do HIV no Hospital Infantil em Duque de Caxias. Trabalha com empreendedorismo feminino em periferias e favelas no Município do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, com rodas de conversas e assessoria dos empreendimentos. É aluna da Universidade das Quebradas, que é um programa de extensão em Arte Cultura e Inovação da UFRJ. O segmento do seu projeto é alimentação saudável em espaços compartilhados, cozinhas colaborativas. O projeto, chamado Hortoteca, será para criação de hortas em bibliotecas comunitárias, começando na biblioteca comunitária Tia Angélica, em Caxias. Empreendedora social, criadora do Projeto Costurando Histórias, Memórias e Afetos.

 

DANIEL MORAIS

É formado em administração de empresas pela USP. Após 3 anos de experiência no mercado financeiro, tornou-se empreendedor. É fundador do Atados, plataforma que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de instituições e já conectou mais de 100 mil voluntários. Cofundador do Abraço Cultural, escola de idiomas e cultura em que refugiados são professores, gerando renda para refugiados. Criou o movimento do Dia das Boas Ações, que engajou mais de 30 mil voluntários no Brasil e é o criador da metodologia Make Thinking, que tem como proposta tirar projetos do papel. Foi premiado com o Prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, Visão de Sucesso da Endeavor e Romney Awards, da Points of Light.

 

JANE MUNIZ

Maquiadora, cabeleireira, mestre em visagismo facial e fundadora do Spa das Sobrancelhas, franquia com mais de 450 lojas vendidas no Brasil, Jane Muniz é a maior referência em embelezamento do olhar da atualidade. Já formou mais de 10.000 alunos em diversos cursos voltados para o embelezamento do olhar no Instituto Muniz Porto. Além de atuar como presidente da rede, Jane é palestrante e aborda temas como superação e empreendedorismo feminino.

 

JOANA CARDOZO

É carioca e tem 38 anos. Formada em Marketing Estratégico, atua na cultura e eventos há 14 anos. É fundadora e Diretora executiva da marca Empodere-se 021, que promove eventos de Economia Criativa no Rio de Janeiro desde 2016, e também, faz consultoria e prestações de serviços para pequenas empresas nos ramos de Marketing Digital, potencialização de novos negócios, elaborações de projetos para leis de incentivo, produção de conteúdo e comunicação. Participou como produtora executiva em eventos, nas empresas: Penna Firme Produções; FAU (Festival de Ativação Urbana) – 1a Edição, Viaduto e Madureira no Back2Black e Verão Sustentável, BR Marinas. Foi instrutora de Introdução a Fotografia no Senac RJ e voluntária no Projeto Harmonicanto Música e Cidadania. Junto a Banda O Rappa (Warner Music), foi Voluntária do Projeto Social “Recicle-se”, que ganhou o prêmio “Faz a Diferença”, Rede Globo.

 

JOANA D’ARC

Poetisa e Origamista. Pedagoga de formação em Orientação e Supervisão Escolar. Especialização em Educação Especial para surdos e em elaboração de projetos pela Cáritas. Experiência de 10 anos como educadora social para famílias em situação de risco social pelo Lar Fabiano de Cristo. Ex-bolsista da JICA pelo estágio em Cooperação em Educação em Saitama no Japão. Participação na implantação da School Of Life, com mentoria por Ricardo Bellino em Comune de Bellini na Itália. Produtora Cultural pela Universidade das Quebradas na UFRJ. Artista Plástica em Reaproveitamento de materiais recicláveis.

 

MARCELE PORTO

Apaixonada pelo RJ, cervejas e gente, Marcele Porto tem 36 anos, iniciou a carreira na área de vendas, migrou para o setor financeiro e atuou como Consultora de Projetos antes de virar empreendedora. Fundou em 2013 o Beers Five, primeiro Hostel temático de cerveja do RJ. Atualmente, é professora, palestrante e uma entusiasta do empreendedorismo feminino. Formada em ADM com MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças na FGV e MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo na UFF. Autodidata em Comunicação e Marketing. 1º lugar do Prêmio Citi Jovens Microempreendedores 2016/2017. Idealizadora do Juntas Somos+ para fortalecimento do empreendedorismo feminino. Mentora Negócios Sociais da ONG Asplande e grupo Mulheres do Brasil. Voluntária do Cluster de Turismo do projeto JuntospeloRio. Voluntária do Programa Shell Iniciativa Jovem. Representante do Brasil no V Encontro Latino Americano de Microempresas Citi-México 2017. Finalista Prêmio Grandes Mulheres 2017 realizado pela PEGN e Facebook.

 

MARIA CÂNDIDA TORRES

Mestre em Pesquisa Operacional pelo IME e Engenheira Industrial pelo CEFET. Autora de dez livros no Brasil e um no exterior. Fez revisão técnica do livro de processos da série Harvard Business Essentials. Autora do curso a distância de BSC pela FGVOnline.  Coach nível Senior pelo ICI – em certificação pelo ICF. Consultora com experiência em grandes empresas, como: Fedex, Bunge, DHL, Marinha do Brasil, Casa de Saúde São José, Sistema Jangadeiro, Casa da Moeda, CSN, Sistema Firjan, Sesi, Senai, Via Urbana, Via Máxima, UNIMED Rio, UNIMED Fortaleza, dentre outras. Empreendedora da Educação. Sócia do mariatorres.com e bookstrar.com.br. Montou e coordenou a Incubadora de Negócios do IBMEC. Professora convidada do Programa do FGV Management das disciplinas Gestão Estratégica, Empreendedorismo e Plano de Negócios. É coordenadora do curso de Analista de processos da FGV. Ganhou 9 prêmios consecutivos pela FGV como melhor professora de Estratégia e faz parte do Quadro de Honra da FGV.

 

MARIA REGINA FONTES

Tem 68 anos, é artesã, mãe, avó e amiga. Há 35 anos ajudou a fundar o Grupo Creative EcoArtes, com o objetivo de promover a geração de renda e o cuidado com o meio ambiente. Desde lá, atua na Rede de Socioeconomia Solidária da Zona Oeste do RJ, onde trabalha com fibras vegetais, cabaças e madeira, buscando sempre a reciclagem de materiais. O compromisso ambiental se faz presente no seu artesanato. Expõe suas criações na Feira de Artesanato “Criatividade Sem Limites”, que acontece todos os meses na Universidade Federal Rural do RJ em Seropédica. Uma de suas preocupações profissionais é difundir a socioeconomia solidária e a gestão e sustentabilidade de empreendimentos solidários. É voluntária na Asplande, onde coordena a área de artesanato e é responsável pela organização do quiosque, localizado na estação Siqueira Campos, mantido pelo fundo solidário rotativo Entre Mulheres Sempre Viva, em parceria com Metrô Rio.

 

PATRÍCIA SILVA

Patricia Pereira Nascimento Silva era uma dona de casa que, como muitas, sonhava em ter seu próprio negócio mas nunca se decidia por começar. Até que, em 2013, tudo mudou: a partir de um incidente grave que quase lhe custou a vida, Pat resolveu arregaçar as mangas e resgatar a autoestima buscando seu espaço como empreendedora. Com a ajuda da família e amigos, ela, que nunca tinha derretido um chocolate na vida, se tornou uma chocolatier, com mais de 30 sabores de doces em seu portfólio. Hoje, a Pat Trufas tem seus produtos divulgados na comunidade por um vendedor-cantor que bate de porta em porta cantando ‘olha a trufaaaaa’!

 

TÁSSIA DI CARVALHO

Tássia di Carvalho é graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de possuir MBA em Mídias Sociais e especialização em marketing digital e Cultura Contemporânea. Criou a Agência Is em junho de 2016, assim que saiu do Jornal O Dia, aonde era colunista e repórter. No periódico, ela cobria o lado positivo de favelas e periferias e percebeu um nicho em que poderia atuar, ajudando os pequenos projetos que inseria nas páginas da publicação. Em pouco tempo, viu que a demanda na área de comunicação era necessidade em diversas organizações do terceiro setor e de ações de impacto social. Prestes a completar dois anos, a Is já contabiliza mais de 30 clientes, desde os pequenos projetos que ela queria ajudar até grandes organizações de renome internacional como British Council, BrazilFoundation, Favela Mundo e FLUP.

 

TATI BRANDÃO

Mulher negra, tem 39 anos, mãe de um casal de filhos e moradora da Baixada Fluminense. Espírito perseverante, na busca da construção de um legado de utilidade e de memória positiva de energia. Inconformada desde cedo com a forma óbvia de pensar e de se aprender “dentro da caixa tradicional”. Acredita na força transformadora do ser humano e no poder da ação e influência feminina. Ama ajudar as pessoas a se autoconhecerem e a construírem com consciência a sua jornada, principalmente as mulheres negras que carregam o peso da bagagem emocional do racismo, preconceito, violências, além de todos os outros desafios. Coach, Analista Comportamental e 360º formada pelo IBC. Colaboradora e participante da Rede de Mulheres Empreendedoras da Asplande. Colaboradora e ex-aluna da Educação Cidadã para Afrodescendentes e Carentes – Educafro. A sua biografia fez parte da Exposição Mulheres Negras Brasileiras Presença e Poder 2017 em New Paltz, Nova Iorque. Educadora Social e Designer.

 

VÂNIA NEVES

Casada, Mãe e Avó, Vânia é também Executiva de Tecnologia da Informação, certificada no programa Executivo em Inovação na Singularity University, CA. Mestre em Administração pela PUC-RJ, pós-graduada em Gerência de Telecomunicações pela FGV-RJ e Análise de Sistemas pela PUC-RJ.  Graduada em Matemática pela UFF. Certificada PMP e PgMP (especialista em projetos e programas) pelo Project Management Institute(PMI). Líder do Comitê de Inovação do grupo CIO-RJ. Voluntária no comitê organizador do CIO-Fraterno, grupo de Líderes de Tecnologia da Informação que auxiliam instituições que cuidam de jovens menos favorecidos. Membro do grupo Mulheres do Brasil.